"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Creio que, mesmo não conhecendo a famosa música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, muita gente conhece o verso supracitado. Mas não basta saber pra fazer acontecer: é mais profundo do que isso.
Quase todo o mundo tem o conhecimento. Mas à maioria falta a ação.
Todos queremos consertar o mundo. Dizemos ser contra a violência, dizemos repudiar o terrorismo (em atendimento à disposição constitucional), dizemos que não temos preconceito racial, dizemos ser contra a corrupção, e dizemos ser a favor de tantas coisas consideradas boas pela humanidade.
Compreenda-se: quando conjugo verbos na primeira pessoa do plural, falo do real efeito, ou seja, da real produção de ideias, que é dada pela maioria absoluta das pessoas; não falo que todas as pessoas têm tal ideia, não se trata de uma generalização.
Pois bem. Consertar o mundo é sempre muito mais fácil do que consertar a própria vida.
Enquanto militamos pelo fim dos problemas sociais, nem sequer pensamos nos problemas sociais que causamos.
Quando lutamos para manter limpa a nossa cidade e o meio ambiente em equilíbrio, somos enfáticos ao solicitar que os indivíduos não joguem lixo no chão, na rua, e ao solicitar que as empresas adotem medidas sustentáveis de produção; mas voltamos para casa e produzimos lixo, não temos a cultura da coleta seletiva, usamos o condicionador de ar, que contribui para o aquecimento global (talvez não apenas um aparelho, mas todos os aparelhos ligados na cidade), e muito provavelmente, cada militante pega o seu próprio veículo para poluir o próprio ar que respira.
Não gostamos das notícias de violência, mas quando os argumentos nos faltam, ofendemos verbalmente com xingamentos, ou mesmo ofendemos fisicamente, quando a razão se torna mais importante do que a compreensão e o entendimento. Além disso, não gostamos de quando um pai dá uma surra no filho que cometeu erro grave, mas batemos palmas quando o apresentador de programa de TV manda a polícia escrachar com os bandidos. Bandidos que não tiveram uma boa surra para entrar na linha (não estou sendo hipócrita: existe muito bandido que não é pobre e nem desfavorecido, mas que gosta da vida fácil).
Poderia falar sobre quase todas as questões e interações da humanidade, mas creio que o(a) leitor(a) compreendeu a ideia: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Quem sabe, não apenas sabe: tem bom senso. O bom senso consiste em ter o panorama dos fatos e assuntos e também na aplicação. Sei que pode ser complicado compreender, ou até de concordar, mas é bem óbvio que uma pessoa que nem sequer consegue consertar sua vida não vai consertar o mundo. E em que isso se aplica?
Uma pessoa vai ao lavabo do trabalho e vejo uma verdadeira imundície nos sanitários e nas lixeiras. Então, reclama que não fazem a devida limpeza nos banheiros. Mas faz corpo mole quando deve tratar de suas obrigações.
Solução: trabalha direito, pra ter moral. E se não gostou, vai lá e faz a limpeza. E depois, enche o peito e diz: "Limpei, não quero ver sujo!"
Uma pessoa que é líder em alguma instituição dá lições de moral aos seus subordinados, com noções de conduta e de boas atitudes não pode ter clima conturbado em casa; ora, se tal indivíduo tem filhos usuários de drogas, ou não consegue ter um mínimo de organização em casa, creio que não tem condições de liderar uma equipe profissional.
Solução: se preocupa com a sua casa, que é o reduto onde se deve ter descanso, paz e harmonia. Ou então, sai da liderança profissional, senão vai detonar a equipe...
Faço o convite: reflita-se sobre a própria conduta antes de reclamar de quaisquer atitudes de terceiros ou do funcionamento dos sistemas. Não para trazer um ambiente melhor para as pessoas, mas para si. Apenas se bastando é possível bastar ao meio. E não adianta apenas acreditar que as coisas se auto resolverão, e nem justificar os próprios erros através dos erros dos outros ("eu erro porque Fulano erra, então eu posso"): honra é qualidade que se tem ou não, ninguém de fora dá ou tira. Se corromper porque todos são corruptos é falta de honra e de personalidade.
Por fim, que haja leveza e alegria. É mais fácil reclamar do que resolver o problema, mas podemos ao menos dar boas ideias para melhorar o ambiente, seja qual for. Porque também é melhor ser a solução do que apenas esperar por ela. Afinal, "quem sabe faz a hora, não espera acontecer".